Vendas garantidas: Meios de pagamento no Ecommerce
Postado na segunda, 27 de fevereiro de 2023
Grande tendência que deve se consolidar em 2023 é o pagamento através do PIX. Mesmo com pouco tempo de vida, lançado em 2020, já vem ganhando o coração dos brasileiros com uma crescente presença na hora de finalizar as compras em todo comércio eletrônico. Ele foi utilizado em cerca de 18% das compras na internet, enquanto o boleto bancário ocupou a terceira posição, sendo a escolha de 15% dos entrevistados.
Ainda quem aparece no topo é o cartão de crédito, confira a lista dos principais meios de pagamento utilizados atualmente:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- PIX;
- Carteiras digitais;
- Voucher online;
- Facebook pay e WhatsApp Pay.
Oferecer todos não é obrigatoriedade, mas com certeza aumenta as vendas no seu e-commerce, com menores desistências da compra e menos incidência de carrinho abandonado.
Pesquisa realizada pelo Opinion Box, 58% das compras online feitas em 2021 foram pagas com cartão de crédito.
Meios de pagamento no meu e-commerce
Intermediador de pagamento
São plataformas simples que cuidam do trabalho de oferecer as formas de pagamento como boletos, PIX, cartões de crédito/débito, na hora da finalização da compra na loja virtual. Eles conectam o cliente, vendedor e as instituições financeiras. Alguns exemplos deles são: PagSeguro, PayPal e Mercado Pago. Para quem está começando é a melhor escolha, já que oferece uma grande simplicidade na hora de implantar além de se destacar pelo processo de antifraude, que garante maior segurança para o comprador, vendedor e instituição financeira envolvida. A desvantagem deste método são as taxas, maiores que os demais meios de integração.
Gateways de pagamento
Fazem uma conexão direta entre loja virtual e instituições financeiras, são uma opção para quem precisa ter maior controle sobre os pagamentos e menores taxas em comparação aos intermediadores. Por outro lado a complexidade de implantação, a falta de um sistema antifraude, deixam o processo mais custoso, sendo uma opção para quem possuí uma alta demanda.
Provedor de Serviços de Pagamento (PSP)
Um sistema criado para minimizar as falhas dos gateways e dos intermediadores de pagamento. Dessa forma, é possível aproveitar melhor as vantagens de cada solução.
Contratos com adquirentes
Uma opção mais burocrática, consiste em fazer contratos diretamente com as instituições financeiras como: Stone, Rede, Cielo, Getnet; Conta com menores taxas, pode ou não ter a antifraude, dependendo de cada adequerinte e o contrato aplicado. Em caso de não oferecer uma opção com segurança a responsabilidade pode ficar para o lojista.
7 formas de pagamento para loja virtual
Cartão de crédito
Como vimos, o cartão de crédito ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados no e-commerce. E existem muitas razões para isso. Uma delas é a possibilidade de parcelamento.
Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box identificou que 82% dos consumidores brasileiros possuem o hábito de parcelar suas compras. Logo, oferecer condições de parcelamento vantajosas, aumentam as chances de conversão. E o cartão de crédito é um ótimo aliado quando o assunto é crediário.
Só preste atenção ao prazo para o recebimento das parcelas e às taxas cobradas pelas operadoras de cartão para não tomar prejuízo. Também é importante aceitar, no mínimo, as principais bandeiras de cartão. Lembre-se que quanto mais variedade de formas de pagamento online, melhor.
Cartão de débito
Uma das dores de utilizar o cartão de débito no e-commerce é que este método de pagamento costuma ser mais burocrático. Isso porque o cliente é redirecionado para o site do banco para autenticar o pagamento e isso compromete a experiência de compra.
Entretanto, novas tecnologias, como o protocolo de autenticação 3D Secure 2, chegaram ao mercado para solucionar esse tipo de problema, pois eliminam a necessidade de direcionamento, deixando a operação mais fluida e segura.
Outro ponto positivo é que o vendedor consegue receber pagamento online assim que a transação termina. Apesar de o cartão de débito não ser tão popular quanto o de crédito, talvez seja uma oportunidade para você se destacar em meio à concorrência.
Carteiras digitais
Entre os meios de pagamento que vem crescendo consideravelmente estão as carteiras digitais, também conhecidas e-wallets ou wallets. Soluções como Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Picpay e Paypal figuram entre as mais conhecidas pelos brasileiros.
O sucesso dessa modalidade de pagamento é tanta que grandes players do mercado optaram por lançar suas próprias carteiras digitais, como é o caso da Ame Digital e Magalu Pay.
Além da praticidade e agilidade, uma vez que não é necessário preencher as informações do cartão manualmente, as transações são protegidas por criptografia, o que confere uma camada extra de segurança nas compras online ou físicas.
PIX
O Pix é um meio de pagamento instantâneo muito parecido com a transferência bancária, mas, neste caso, a transação é compensada em tempo real. O serviço funciona todos os dias da semana, inclusive feriados, e de maneira ininterrupta 24 horas por dia.
Outro ponto positivo é que o Pix não possui custos para pessoa física e oferece tarifas especiais para pessoa jurídica. Assim, seu cliente consegue efetuar o pagamento sem pagar taxas e você conta com a vantagem de receber o dinheiro na hora, com condições atrativas.
Além disso, os lojistas que vendem online ainda podem se beneficiar com o Pix Cobrança, uma modalidade de pagamento lançada em 2021 como uma alternativa ao boleto bancário. Essa funcionalidade permite que o vendedor faça a emissão de cobranças por meio de QR Codes.
O grande diferencial do Pix Cobrança em relação ao boleto tradicional é que a compensação do pagamento é instantânea. Dessa maneira, o lojista não precisa esperar o prazo de até 3 dias úteis para o cliente finalizar o pagamento, o que agiliza até o processo de entrega do produto.
O Pix Cobrança também é uma solução eficaz para evitar golpes como sequestro de estoque, uma prática ilegal na qual alguns lojistas simulam uma compra via boleto para prender o estoque do concorrente. Como o boleto tem um prazo de vencimento de até 3 dias úteis, o golpista impede o e-commerce “rival” de vender os produtos durante esse tempo.
Por isso, é comum que algumas lojas virtuais desativem o boleto bancário em períodos de grande movimentação como Natal, Black Friday e outras datas sazonais. Diante de tantos benefícios para lojistas e consumidores, é fundamental implementar o Pix no seu e-commerce.
Boleto bancário
Além de estar entre as formas de pagamento para loja virtual mais utilizadas, o boleto bancário tem uma grande vantagem no que diz respeito aos prazos de recebimento, pois o dinheiro entra na conta do lojista assim que o pagamento do cliente for processado.
Outro motivo pelo qual o boleto não pode ficar de fora da sua loja é um dado social: segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, o Brasil tem 34 milhões de desbancarizados.
Por isso, o boleto bancário é um meio de pagamento indispensável no e-commerce, pois permite vender para quem não possui conta em banco ou cartão de crédito. A dica para facilitar o acesso de pessoas desbancarizadas ou que possuem um limite baixo no cartão é oferecer o boleto parcelado.
Voucher online
A utilização do voucher online se intensificou durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. De acordo com dados do Pagar.me, entre janeiro de 2020 e março de 2021 houve um aumento de 6498% nas transações feitas com voucher no gateway de pagamento da empresa.
Essa mudança repentina nos hábitos de compra dos consumidores acabou acendendo um alerta sobre a necessidade de diversificar ainda mais os meios de pagamento no comércio eletrônico.
A primeira vista, podemos achar que apenas e-commerces do setor de alimentos se beneficiam do uso do voucher online, afinal cerca de 20 milhões de trabalhadores brasileiros recebem benefícios como vale-refeição e vale-alimentação.
Porém as oportunidades podem ser aproveitadas por outros nichos. Por exemplo, no caso de livrarias virtuais ou sites que vendem ingressos online para cinema, shows, teatro e etc, é importante aceitar o vale-cultura como uma opção extra de pagamento.
Se você optar por incluir o voucher como uma das formas de pagamento para loja virtual, é preciso entrar em contato com as empresas responsáveis por esse tipo de cartão (como Flash, Sodexo, Alelo, Caju e etc) para solicitar o credenciamento do seu e-commerce.
Facebook e WhatsApp Pay
O Facebook Pay é um meio de pagamento do Facebook que permite realizar transações financeiras dentro da rede social ou em outros aplicativos do grupo (Instagram, Messenger ou Whatsapp).
Já o WhatsApp Pay é uma solução integrada ao Facebook Pay. Embora não seja tão popular quanto o PIX, ele pode ser uma opção interessante para quem vende pelo próprio aplicativo de mensagens. Afinal, na versão business do app é possível criar catálogos de produtos para venda. Nesse sentido, disponibilizar o pagamento pelo WhatsApp Pay pode agilizar o processo de compra e venda dentro do WhatsApp.
Dica: veja como usar o Meus Links de Frete para cobrar frete dos clientes rapidamente em vendas realizadas via redes sociais ou por aplicativos de mensagem.
Cuidados com ao adotar pagamento online no seu e-commerce
Existem alguns aspectos estratégicos nos quais você precisa pensar antes de adotar um método de pagamento para o seu e-commerce. Vamos falar um pouco sobre eles na sequência. Bora lá?
Chargeback
Acontece quando o cliente pede reembolso (estorno) após a autorização de uma compra realizada no cartão de crédito ou débito. Esse recurso existe para evitar que o consumidor seja prejudicado por uma compra que não reconhece. Mas existe quem use o chargeback de maneira fraudulenta, ou seja, com a intenção de não pagar por algum produto.
Por isso, é importante contratar um serviço antifraude que faça a análise de riscos dos seus pedidos. Esse é outro ponto a favor dos intermediadores de pagamento, pois eles já possuem essas funcionalidades e protegem o lojista contra eventuais golpes.
Prazos para receber pagamento online
Cada meio de pagamento tem seu próprio prazo para repassar o dinheiro ao lojista. Portanto, leve isso em consideração na hora de escolher com quais deles você irá trabalhar, uma vez que esse prazo impacta diretamente o seu caixa. Só para você ter uma ideia, alguns meios podem levar até 30 dias para repassar o dinheiro de uma venda.
Taxas operacionais
Os meios de pagamento cobram taxas que variam desde um valor fixo por transação (R$ X) a porcentagens sobre o valor de cada operação (X%). Para não ficar no prejuízo, é essencial incluir o valor gasto em taxas na precificação dos produtos.
Checkout transparente
É quando o cliente não é redirecionado para outro site na hora de concluir a compra. Tudo acontece no seu próprio domínio, algo que contribui para a sensação de segurança do consumidor. Como consequência, a taxa de carrinhos abandonados é reduzida.
Uma coisa é consenso entre os especialistas em e-commerce: quanto mais opções de pagamento você oferece, mais chances tem de vender. Só que também não adianta fazer um grande esforço para oferecer várias alternativas se o seu cliente não vai utilizá-las, não acha? No fim das contas, os métodos que não podem faltar na sua loja são aqueles mais usados pela sua clientela.
Obrigado pela leitura!
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